quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Evolução dos indianos nos números.

    Foram várias as formas de contar ao longo da história do homem.Os povos primitivos contavam e que, depois deles, vários sistemas de numeração foram criados por diferentes civilizações: mesopotâmica, maia, egípcia, grega, romana, chinesa... Estes são apenas alguns exemplos. Todos estes sistemas foram inventados para facilitar a contagem. E facilitaram.
Mas mesmo com todo o avanço de cada um deles ainda era difícil calcular. Em alguns, eram muitos símbolos para representar um número e escrever um valor grande era difícil. Era o caso do egípcio, por exemplo. E esta dificuldade de escrever números grandes também prejudicava a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. 
     

Os indianos criaram um sistema decimal e posicional. Isto porque ele é formado por dez símbolos, com os quais se escreve qualquer número, e porque a ordem do símbolo na representação do número influencia no seu valor. É o sistema de ordens que conhecemos: dependendo do seu lugar na escrita do número, o algarismo 5, por exemplo, pode representar 5, 50, 500 e 5000, como acontece nos números 5, 53, 546 e 5.698.
Ilustração: Iped.
Ilustração: Iped.
Um símbolo para o zero, agrupamentos em dez e leitura pela posição dos números. Esta era a chave do sucesso do sistema indiano. Ele foi, por muito tempo, de uso exclusivo deste povo. Entretanto, isto mudaria por causa da curiosidade de um certo matemático árabe.

Seu nome era Al-Khowarizmi. Ele estudou por muito tempo a matemática indiana. Percebeu o quanto o sistema indiano facilitava cálculos e, ao mesmo tempo, o quanto era simples. Um sistema fantástico, que todos deveriam aprender. E foi por isso que Al-Khowarizmi escreveu o livro Sobre a arte hindu de calcular. Queria contar aquela novidade ao mundo. 

                 Fonte:                                                                    http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=984&sid=9

Postado por: Geovana Stefany

Um comentário: