sábado, 19 de fevereiro de 2011

Arybhata

Aryabhata I (476-550)
 
     
Aryabhata nasceu na Índia em 476. É também conhecido por Aryabhata I, ou Aryabhata, o velho, para o distinguir de outro matemático hindu como o mesmo nome que nasceu cerca de 400 anos mais tarde.
Estátua de Aryabhatta em IUCAA, Pune.
 
De acordo com alguns autores, Aryabhata tinha 23 anos quando escreveu o seu tratado Aryabhatiya terminando-o no ano de 499. Escreveu o seu texto, provavelmente, em Kusumapura, perto de Patna, alguns consideram que terá ai nascido. Deve ter ensinado alguns alunos que preservaram e continuaram o seu trabalho (provavelmente em Maharashtra, na Índia ocidental) (Plofker, 2007)

O livro contém 118 versos, e está dividido em quatro partes:
- uma introdução de 10 versos;
- a segunda parte - Ganitapada (cálulo) - era um resumo da matemática hindu do seu tempo;
- a terceira parte contém 25 versos sobre o cálculo do tempo e modelos planetários;
- a quarta parte contém 50 versos sobre a esfera e eclipses.
No seu livro Aryabhata  escreve em versos, fornecendo regras para diversos aspectos matemáticos, mas raramente dá exemplos concretos para as regras enunciadas. Nos 33  versos de Ganitapada fala de:
- aritmética e geometria - descreve e utiliza um complicado sistema de numeração posicional e decimal com letras para os dígitos; fornece uma regra para o cálculo  da raiz quadrada e cúbica, e regras para o cálculo de áreas de figuras planas e de volumes de sólidos.

Postado por: Geovana 


http://www.malhatlantica.pt/mathis/india/aryabhataI.htm
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário